
CONTABILIDADE BÁSICA E GERENCIAL
Publicado 22 de junho 2018
Quais são os diferentes tipos de centro de custo?
Os centros de custo podem ser divididos pelas empresas em dois tipos: o centro de custo produtivo e o centro de custo não produtivo.
Um centro de custo produtivo é aquele setor que possui um impacto direto nas vendas de uma empresa.
Além do setor de vendas propriamente, podem ser inseridos em um centro de custo produtivo, os setores de marketing, atendimento ao cliente e controle de estoque, por exemplo.
Já um centro de custo não produtivo é um setor que não possui uma influência direta nos lucros empresariais, como por exemplo, os setores responsáveis pela gestão financeira, administrativa ou pela parte jurídica de uma empresa, ou mesmo pela parte contábil.
Como estruturar um centro de custo?
Primeiramente é preciso ter todas as áreas que geram receitas e despesas para a empresa, bem especificadas e categorizadas. Dessa forma, será possível gerenciar o orçamento e registrar as movimentações financeiras de cada departamento da empresa.
Em caso de micro e pequenas empresas que não possuem uma grande variedade de setores, a implementação de um centro de custo é ainda mais facilitada.
Basta identificar os fatores que geram receitas e despesas para a empresa, independente de departamentos. Especialmente se o seu negócio ainda se encontra em um estágio muito inicial, ter uma visão clara a respeito das suas fontes de entradas e origens de saídas de caixa, é imprescindível.
Afinal, a falta de controle financeiro está entre os principais fatores que levam a mortalidade das empresas.Veja a seguir algumas vantagens que a utilização de um centro de custo pode trazer para a sua empresa:
Facilidade de avaliação
Em muitas situações, os empresários encontram dificuldades para identificar a origem dos problemas financeiros de suas empresas.
A partir de um centro de custo esta identificação torna-se muito mais facilitada, já que todos os gastos são organizados separadamente por cada departamento. Assim, é possível enxergar com mais clareza o impacto financeiro de cada setor de uma forma isolada.
Redução de despesas
Como falamos anteriormente, o centro de custo possibilita uma fácil identificação de problemas financeiros e uma maior clareza na análise de todas as despesas empresariais, em relação a origem de cada uma delas.
Sendo assim, é possível cortar gastos do orçamento com uma maior precisão e deixar o seu fluxo de caixa mais equilibrado, direcionando recursos de uma forma precisa de acordo com as necessidades orçamentárias de cada orçamento.
Responsabilidade dividida
Com a divisão de centro de custos, os gestores possuem acesso a todas as movimentações financeiras e orçamento de seus respectivos departamentos. Sendo assim, eles possuem uma maior base de dados para as tomadas de decisões e também terão a responsabilidade de manter o equilíbrio financeiro da empresa.
O centro de custo possibilita um melhor planejamento de ações estratégicas para cada setor, de acordo com as respectivas disponibilidades orçamentárias e uma maior participação dos gestores de cada departamento no controle financeiro.
Com o orçamento e movimentações financeiras de cada setor disponibilizados em um centro de custo, os gestores dos diferentes departamentos podem realizar uma gestão orçamentária com um maior equilíbrio, não realizando investimentos de uma forma descuidada.
